Companheiros

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

Baden-Powell


Hoje o Lobito S. trouxe o seu lenço de escuteiro para lembrar o aniversário de Baden-Powell. Aproveitando esta lembrança, o Lobito S. e a Lobita L.
falaram aos Divertidos sobre a experiência de viverem o Escutismo.
A Lobita L. disse quais eram as leis
e o Lobito S. falou das máximas:

O Lobito pensa primeiro no seu semelhante.
O Lobito sabe ver e ouvir.
O Lobito é asseado.
O Lobito é verdadeiro.
O Lobito é alegre.

Contaram que Baden-Powell é considerado o Pai do Escotismo.
Já agora, surge uma dúvida: Escotismo ou Escutismo?

"Em 1913, após experiências feitas por vários Grupos de Escoteiros, foi fundada a primeira associação escotista portuguesa, a AEP – Associação dos Escoteiros de Portugal, segundo os princípios delineados por Lord Baden-Powell, o fundador do movimento escotista. Porque a adoção do estrangeirismo “boy-scouts” não agradou aos seus mentores, foi adotada uma palavra já existente na língua portuguesa, com uma fonética e um significado muito semelhantes ao scout saxónico: escoteiro, (s.m.) pioneiro; aquele que viaja sem bagagem, gastando por escote; adj. leve; veloz. (Dicionário Porto Editora)
Em 1923, a Igreja Católica idealizou criar outra associação escotista, mas com caráter confessional, destinada exclusivamente aos jovens que professavam a religião Católica Romana. Assim nasceu o “Corpo de Scouts Católicos Portugueses”, mais tarde “Corpo Nacional de Scouts”.
Por desconhecimento da pronúncia inglesa e inspiração no escotismo católico francês, a expressão “scout” era pronunciada à maneira francesa: “secúte”. E, embora com outro desfecho, a história repetiu-se – os responsáveis daquele movimento católico tentaram encontrar uma palavra portuguesa que soasse ao ouvido de uma maneira próxima de “secúte” e com um significado ajustável. Escolheram o “escuta”, justificando que, para além da semelhança fonética, o “scout” era atento e observador e, por isso, se adequava ao significado da palavra. Apesar de ser um conceito muito redutor veio a vingar, dando origem ao “Corpo Nacional de Escutas”." (https://www.escoteiros.pt/escoteiros-de-portugal/escotismo-escutismo/)


Obrigada pela vossa contribuição, Lobitos!

Sem comentários:

Enviar um comentário